|
|
| :: Pesquisar :: |
|---|
| :: Inquéritos :: |
|---|
| 29 de Maio: Dia Mundial de Energia |
| 29-Mai-2009 | |
Assinala-se, hoje, 29, Dia
Mundial de Energia. A Agência de Regulação Económica saúda esta data e deixa um
apelo aos consumidores de Energia no sentido de poupar a Energia Eléctrica que
consumimos.
Neste dia dedicado a Energia nada
melhor que lembrar alguns exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se
podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa, reflectindo-se esse
facto na redução das contas de electricidade e do gás e numa melhor qualidade
de vida para todos.
Dicas Verdes:
-> Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência); -> Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança; -> Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente; -> Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas; -> Baixar o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos; -> Sempre que possível, secar a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita; -> Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de mais baixa temperatura; -> Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos; -> Evitar a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar. |
| < Artigo anterior |
|---|