Realiza-se, na próxima segunda-feira, 6, pelas 16
horas, na sala das reuniões do Hotel Praia Mar, a Assembleia-Geral da
Associação dos Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa
(RELOP), a qual antecede a IIª conferência sobre a Regulação de Energia nos
Países de Língua Oficial Portuguesa.
A RELOP é constituída por cinco (5) Agências de
Regulação, designadamente a ANEEL (Agência Nacional de Energia Eléctrica); ANP
(Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis), ambas do Brasil,
ARE (Agência de Regulação Económica), a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços
Energéticos de Portugal) e o IRSE (Instituto Regulador do sector Eléctrico de
Angola). Entretanto, é desejo comum que a RELOP seja alargada a todos os países
de Língua Oficial Portuguesa, na sequência da criação de novas entidades
reguladoras ligadas ao sector.
A ARE é membro fundador da RELOP, Associação
criada a 29 de Maio de 2008, cujos objectivos prioritários são os de promover o
desenvolvimento e a troca de experiências de regulação, partilhar o conhecimento
sobre regulação nesses sectores e propiciar a formação e a comunicação entre
especialistas das entidades associadas.