:: Pesquisar ::




:: Inquéritos ::
O que acha do novo website da ARE?

 


Entrada
Entrevista do Prof. Doutor Jorge Vasconcelos: balanço da VII Conferência da RELOP
12-Set-2014
img_1373.jpg150p.jpgAntes de mais, importa sublinhar o sucesso desta VII conferência por aquilo que demonstra de continuidade e de interesses comuns entre os reguladores de energia dos países de língua portuguesa. Em segundo lugar, importa sublinhar também excelente acolhimento e hospitalidade de que esta conferência foi alvo aqui, na cidade da Praia, e que abre perspectivas de cooperação reforçada no futuro.

Diria que as conclusões principais que podemos tirar deste dia e meio de conferência foram a de que existem desafios de uma complexidade crescente aos sistemas energéticos de todos os países, em todo o mundo. Os reguladores têm um papel muito importante a desempenhar neste processo de transformação do sector energético em todo o mundo e enfrentam desafios novos.

Não há soluções mágicas, temos que aprender uns com os outros, com os sucessos, com as experiências positivas de cada um, e, naturalmente, com os erros de cada um, e é, nesse sentido, uma partilha de experiências e boas práticas que esta conferência foi extremamente importante.

Relativamente ao conteúdo, agora se quiser, creio que uma das conclusões mais importantes que podemos retirar foi o papel que as energias renováveis já têm hoje e vão continuar a ter, no futuro, dos sistemas energéticos porque há necessidade de caminharmos para uma sociedade e para países menos dependentes da energias fósseis e porque as tecnologias renováveis, hoje em dia, já são suficientemente maduras e interessantes do ponto de vista económico para justificarem a sua utilização sem subsídios, ou seja, dito de outra forma, em muitas situações, em muitos países, as energias renováveis, nomeadamente eólicas, a hídrica, a fotovoltaica, a biomassa são competitivas em termos de preços com formas convencionais de energias.

Então, conseguimos um duplo benefício que é ter energias mais baratas e energias mais limpas. Isto implica uma transformação na estrutura e no funcionamento dos sistemas energéticos, em geral, e, em particular, do sector eléctrico, do sector do sistema eléctrico, e os reguladores têm naturalmente que acompanhar essa transformação do funcionamento dos sistemas e têm que antecipar as necessidades de investimento nos sistemas eléctricos de modo a que eles possam dar respostas a esses desafios.

Este é, portanto, o desafio que se coloca hoje aos reguladores em todo o mundo, esta capacidade de promover a inovação a favor dos consumidores, para que eles possam ter energias mais limpa e mais baratas e de melhor qualidade.
                                                                                

                       Conclusões e recomendações da VII Conferência da RELOP,
                      In entrevista do Prof. Doutor Jorge Vasconcelos, EX. PCA da ERSE.


ANEXO: fotoreportagem do evento (em baixo):


VII Conferência da RELOP, 4 e 5 de Setembro de 2014.

img_1313.jpg























img_1358.jpg























img_1431.jpg























img_1463.jpg























img_1466.jpg























img_1486.jpg























img_1517.jpg
























img_1578.jpg























img_1580.jpg
























- VI Assembleia-geral da RELOP, 3 de Setemebro,Cidade da Praia:

img_1160.jpg
























img_1164.jpg























img_1169.jpg























img_1170.jpg























img_1173.jpg























img_1178.jpg























img_1217.jpg























img_1222.jpg























img_1229.jpg























------
img_1373.jpg150p.jpg






 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© ARE - Desenvolvido por Prime Consulting