:: Pesquisar ::




:: Inquéritos ::
O que acha do novo website da ARE?

 


Entrada
ARE implementa de forma faseada Sistema Tarifário Único de Água e Saneamento da AdS
01-Fev-2017
A Agência de Regulação Económica (ARE), no âmbito das suas atribuições de determinação dos preços e tarifas dos sectores que regula, realizou, na sua sede, na tarde de 31 de Janeiro, uma Conferência de Imprensa para anunciar o início do processo de fixação, de forma faseada, de um sistema tarifário único para os serviços de Água e Saneaento em todos os municípios da ilha de Santiago.

Devido à transição da prestação dos serviços de distribuição de Água e Saneamento dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento de Santiago para a empresa Águas de Santiago (AdS) e, também, a inclusão do Município da Praia, ainda no 1º semestre de 2017, surgiu a necessidade de se estabelecer um tarifário que, ao mesmo tempo, seja justo para todos os consumidores, reflicta os reais consumos, os custos de produção, transporte e distribuição dos serviços.

O sistema tarifário único para toda a ilha de Santiago compreende: uma tarifa fixa ou tarifa de disponibilidade que é associada aos custos fixos por consumidor e que varia consoante o diâmetro do contador; e uma tarifa variável ou tarifa de consumo, calculada em função do volume de água fornecido ao consumidor.

A estrutura tarifária, para os consumidores domésticos compreende 3 escalões, sendo o primeiro escalão, de 0 a 5m3, o segundo de 6 a 10m3, e por fim, o terceiro escalão, superior a 10 m3.

O tarifário da empresa AdS, aprovado em Julho de 2016, já reflectia a convergência tarifária na categoria de consumidores domésticos fora da rede enão-doméstico.

De Janeiro a Julho de 2017, a convergência será efectuada de forma faseada para os consumidores domésticos. Apenas nos Municípios de Santa Catarina (SC), São Salvador do Mundo (SSM), São Lourenço dos Órgãos (SLO) haverá aumentos diferenciados, conforme a tarifa praticada anteriormente pelos Serviços Autónomos. No Município da Praia, até a sua inclusão na empresa AdS, continua a vigorar as tarifas da Electra.

De realçar que todo este processo visa trazer melhorias em toda a ilha de Santiago, quer no acesso aos serviços, na qualidade de sua prestação, bem como no relacionamento entre o consumidor e a empresa prestadora de serviço.

Em anexo:
 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© ARE - Desenvolvido por Prime Consulting