:: Pesquisar ::




:: Inquéritos ::
O que acha do novo website da ARE?

 


Entrada seta Notícias seta ARE apresenta estudo sobre Regulamento Tarifário e Modelo Económico Financeiro de Água e Saneamento
ARE apresenta estudo sobre Regulamento Tarifário e Modelo Económico Financeiro de Água e Saneamento
27-Jun-2017
img_5615_2.jpg
A Agência de Regulação Económica (ARE), com o apoio do Milleniun Challenge Account – Cabo Verde (MCA-CV II) realiza entre os dias 27 e 28 de Junho, na Escola de Hotelaria e Turismo (EHT), um Workshop de socialização do Regulamento Tarifário e Modelo Economico Financeiro (MEF) para cálculo de tarifas, para todos os Stakeholders do sector de Água e Saneamento.

Este estudo, que contou com o financiamento do MCA-CVII para a sua elaboração, encontra-se agora na fase final e vai ser apresentado e partilhado com os serviços autónomos, empresas reguladas, instituições públicas e parceiros envolvidos no sector para recolha de subsídios.

Durante estes dois dias pretende-se apresentar os dois instrumentos de regulação que serviram de base para a elaboração do referido estudo, designadamente, os aspectos conceituais da regulação económica, no âmbito do regulamento tarifário desenvolvido, como ainda, a estrutura e o componente do Modelo Economico e Financeiro (MEF).

O Regulamento Tarifário visa definir um mecanismo de preço máximo com base nos custos eficientes do prestador de serviço, permitindo com isso, criar um forte incentivo para a redução dos custos, o que leva automaticamente a uma maior rentabilidade para a entidade. 

Enquanto, o Modelo Económico Financeiro (MEF) vai permitir a análise e simulação de diferentes estruturas tarifárias para o serviço de água potável e saneamento em Cabo verde. Também, através da inserção de certas variáveis permite a realização de simulações de projeções de demanda, custos e investimento, analisando o impacto gerados pelas tarifas.

O referido estudo está enquadrado na reforma do sector de Água e Saneamento que visa melhorar a prestação dos serviços de água e saneamento, bem como a qualidade e acesso às infraestruturas no sector.


ANEXO: fotografias do evento

img_5611.jpg




















img_5613.jpg




















img_5615.jpg




















img_5615_2.jpg
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© ARE - Desenvolvido por Prime Consulting