:: Pesquisar ::




:: Inquéritos ::
O que acha do novo website da ARE?

 


Entrada
ARE estipula novas tarifas dos Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros na Praia e no Mindelo
30-Jun-2018
autocarro-mercedes-150p.gif
A Agência de Regulação Económica estipula novas tarifas dos Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros (TCUP), a serem praticadas nas cidades da Praia e do Mindelo, a partir das 00 horas do dia 1 de Julho de 2018, nos termos do disposto no artigo 11º do Decreto-Lei n.º 27/2003, de 25 de agosto, que aprova os Estatutos da ARE, e no Despacho n.º 02/2011, de 9 de fevereiro, que estabelece a metodologia de cálculo, revisão e ajuste tarifário para o serviço dos TCUP.

A tarifa dos TCUP - entendida como a distribuição do custo total pelos utentes que efetivamente pagam pelo serviço - é revista anualmente através da determinação do custo por quilómetro. Este corresponde à divisão dos custos variáveis e fixos da empresa pela produção quilométrica total (quilometragem percorrida no período da última atualização tarifária).

Os custos variáveis oscilam de acordo com a quilometragem percorrida e englobam os preços dos combustíveis, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios, enquanto os custos fixos - não dependentes da quilometragem percorrida - abrangem os custos de capital (depreciação e remuneração dos veículos) e as despesas administrativas e com o pessoal. 

Na determinação da tarifa de TCUP são também utilizados outros dados operacionais como a demanda equivalente (passageiros transportados que efetivamente pagam bilhetes ou têm passes), frota total (soma da frota operante e frota de reserva), classificação dos veículos (micro, leve e pesado) e percurso médio mensal (quilometragem percorrida por cada veículo da frota durante um mês).

Na Praia, apesar da redução do custo por quilómetro, a diminuição mais acentuada do número de passageiros pagantes transportados por quilómetro ditou a subida da tarifa para 42 escudos. No Mindelo, a estabilidade do custo e do número de passageiros pagantes transportados, por quilómetro, ditaram a manutenção da tarifa em 40 escudos.  


A presente actualização vigora durante o período de 1 (um) ano.



Agência de regulação Económica, aos 30 de junho de 2018.




 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© ARE - Desenvolvido por Prime Consulting